A Academia Fãs da Psicanálise dá especial importância ao tripé psicanalítico na formação do analista.
Para aqueles interessados em atender pessoas em consultório, é necessário que se cumpra o tripé psicanalítico que refere-se aos três pilares essenciais que sustentam a prática e o desenvolvimento do conhecimento na abordagem psicanalítica. Esses três pilares são: estudo teórico, a análise pessoal, e a supervisão clínica.
Estudo teórico: o estudo teórico proporciona ao analista em formação um entendimento sólido dos conceitos e princípios fundamentais da psicanálise, capacitando-o a compreender o funcionamento psíquico, além de oferecer embasamento para uma prática clínica informada e ética.
Análise pessoal: é o processo pelo qual o futuro analista passa por sua própria análise com um analista experiente. Através dessa experiência, o analista em formação, desenvolve maior autoconsciência e aprende a lidar melhor com seus conflitos e com seus futuros pacientes.
É indicado pela AFP que o Psicanalista em formação se submeta a 12 sessões de Análise Pessoal, você pode escolher fazer a análise com o analista de sua preferência ou pode ter acesso a nosso time de analistas.
É obrigatório, para que se obtenha o Certificado do Curso de Psicanálise, que o aluno apresente um documento, assinado pelo seu psicanalista, onde estejam indicadas as sessões de análise que já foram feitas.
Supervisão clínica: a supervisão clínica é um espaço em que o analista em formação discute os casos que está atendendo com um supervisor experiente. Nessa prática, o supervisor oferece orientação sobre o processo de análise, ajudando o analista em formação a aprofundar sua compreensão dos pacientes.
É indicado pela AFP que o Psicanalista em formação se submeta a 6 sessões de Supervisão Clínica, você pode escolher fazer a supervisão com o supervisor de sua preferência ou pode ter acesso a nosso time de supervisores.
É obrigatório, para que se obtenha o Certificado do Curso de Psicanálise, que o aluno apresente um documento, assinado pelo psicanalista que lhe oferece a supervisão, onde estejam indicadas as sessões de supervisão que já foram realizadas.